Capoeira
A capoeira teve origem no Brasil e mistura as artes marciais, o desporto, a cultura e a música.
Desenvolvida por escravos africanos é caracterizada por golpes e movimentos ágeis, rápidos e complexos.
Segundo conta a história a capoeira é uma luta usada pelos escravos, mas disfarçada em forma de dança de modo a estes não serem apanhados pelos seus senhorios.
Esta semana fui assistir a um evento de capoeira, onde na parte inicial assisti a um pequeno teatro em que relata uma história de bullying e as vantagens da capoeira para este tipo de situações.
Depois de a vitima de bullying ser confrontada com a ameaça, teve treinos de capoeira e desenvolveu as suas técnicas de auto-defesa.
O Maculelê é uma expressão que tenta contar uma história através da dança e cânticos.
Cita a lenda que um jovem defendeu a sua tribo usando apenas dois bocados de paus, tornando-se assim um herói.
Na sua origem os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música em línguas africanas, indígenas e portuguesa.
Chegou a altura de deixar os mais pequenos brilhar!
O Frevo foi inicialmente utilizado como arma de defesa, herdada da capoeira e dos capoeiristas, que faziam uso de porretes - é um tipo de taco ou bastão mais grosso numa das extremidades e geralmente feito de algum material sólido, podendo ser de madeira, pedra, ou metal, normalmente utilizado para fins de necessária força física ou em batalhas de estilo corpo a corpo, em especial pelas forças policiais - ou cabos de velhos guarda-chuvas como arma contra grupos rivais.
A dança do frevo pode ser de duas formas: dançada em conjunto, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática durante o percurso.
Caboclinho é uma dança feito por grupos fantasiados de índios que representam cenas de caça e combate.
Usam preacas - são instrumentos de marcação em forma de arco e flecha, produzindo um som seco, em harmonia com o silêncio.
O Xaxado era praticado em forma de celebração das vitórias.
A palavra xaxado é uma onomatopeia do barulho xa-xa-xa, que os dançarinos fazem ao arrastar as alpercatas - calçado especifico - no chão durante a dança.
Era uma dança exclusivamente masculina porque naquela época ainda não havia mulheres no cangaço. Faziam da arma a dama. Dançavam em fila indiana, o da frente era sempre o chefe do grupo, puxava os versos cantados e o restante do bando respondia em coro, com letras de insulto aos inimigos, lamentando mortes de companheiros ou enaltecendo suas aventuras e façanhas.
O evento foi em Vila do Conde, mas a sede desta escola de capoeira é na Póvoa de Varzim.
Foi um evento que me agradou, e para quem gosta deste tipo de artes recomendo!
Algumas das roupas usadas no espetáculo foram feitas pela minha mãe.
Deixo-vos com um pequeno vídeo que fiz, e até ao próximo pensamento dourado!!